FAQ

Para que serve um Programa de Orientação Vocacional?
Apoiar os alunos no seu processo de desenvolvimento vocacional e na tomada de decisão vocacional mais adequada a cada um, facilitando o auto-conhecimento e o conhecimento de profissões, actividades profissionais e oportunidades de formação,   e a  reflexão sobre o que queres fazer e decidir, isto é, traçar um projecto pessoal de vida.

A minha decisão é irreversível?
A decisão que agora tomas não é definitiva, mas tens que ter consciência das consequências. Podes sempre reformular as tuas decisões pois não são irreversíveis. O que é importante é que estabeleças objectivos claros, identifiques as alternativas e avalies as consequências agora e também depois.

Nunca pensei na minha escolha e nem como fazê-la!
Fazer uma escolha, implica estar consciente de vários aspectos que influenciam a decisão. É imprescindível ter noção do quanto é importante ter  projectos escolar e profissional coerentes. Isto consegue-se mas tens de conhecer as tuas necessidades (o que queres?), valores (o que fizeste?), interesses (o que gostas de fazer?) e as aptidões (o que fazes bem? o que aprendes com mais facilidade?).

Para escolheres, é fundamental saberes o que queres, o que já fizeste, o que gostas e fazes com empenho, o que fazer bem, o que é importante para tio que  aprendes mais facilmente.

Já escolhi o que vou fazer. Então qual é a utilidade de um Programa de Orientação Vocacional?
O facto de já teres feito escolhas, não impede que coloques algumas questões, até porque o teu crescimento continua a acontecer, e crescer é também mudar. Poderás levantar algumas questões como: "Estou certo(a) da minha opção?", "Conheço bem as alternativas possíveis?", "Soube onde procurar informação?". Compensará sempre tentar e conseguires responder a estas e outras questões que serão postas no decurso do programa, até porque o que é importante é que saibas como e porque é que escolheste uma alternativa e não outra.