O QUE É O ENSINO NÃO QUALIFICANTE?
O ensino não qualificante é a via de ensino que está mais dirigido para o prosseguimento de estudos de nível superior, isto é, quando os alunos terminam o 12º ano de escolaridade e se candidatam ao ensino superior de carácter universitário ou politécnico.
Nos cursos que integram este tipo de ensino predomina o ensino de conhecimentos teóricos. São também a alternativa de percurso de ensino após o 9º ano de escolaridade, de carácter mais abstracto.
Os cursos disponíveis, têm a duração de 3 anos, conferem a certificação (um diploma) de conclusão do ensino secundário e funcionam nas escolas públicas do ensino secundário e em estabelecimentos de ensino privados.
Para a conclusão dos Cursos Científico-Humanísticos, os alunos estão sujeitos a uma avaliação sumativa interna atribuída pelos professores das disciplinas e também a uma avaliação sumativa externa, através da realização de exames nacionais, nas disciplinas previstas na lei.
CURSOS CIENTÍFICOS HUMANÍSTICOS
O QUE SÃO?
Os cursos científico-humanísticos estão vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, têm a duração de 3 anos lectivos correspondentes aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.
QUEM SÃO OS DESTINATÁRIOS?
Os cursos científico-humanísticos destinam-se aos alunos que, tenham concluído o 9º ano de escolaridade ou equivalente, e pretendam obter uma formação de nível secundário.
QUAL A CERTIFICAÇÃO?
Diploma de conclusão do ensino secundário.
ONDE SÃO MINISTRADOS?
Nas escolas públicas ou particulares com ensino secundário.
QUAIS SÃO OS CURSOS ESPECÍFICOS?
Existem quatro cursos neste tipo de ensino:
• Ciências e Tecnologias;
• Ciências Socioeconómicas;
• Línguas e Humanidades;
• Artes Visuais.
PLANOS DE ESTUDOS DOS QUATRO CURSOS EXISTENTES
FORMAÇÃO GERAL (comum a todos os cursos) | 10º/11º/12º anos Português e Educação Física 10º/11º anos Língua Estrangeira I, II ou III(a) e Filosofia | ||||
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FORMAÇÃO ESPECÍFICA (um curso à escolha) | Ciências e Tecnologias | 10º/11º/12º anos • Matemática A | Opções (b) 10º/11º anos • Física e Química A • Biologia e Geologia • Geometria Descritiva A | Opções (c) 12º ano • Biologia • Física • Química • Geologia | Opções (d) e (e) 12º ano • Antropologia • Aplicações Informáticas B • Ciência Política • Clássicos da Literatura • Direito • Economia • Filosofia A • Geografia C • Grego • Língua Estrang. I, II ou III* • Psicologia |
Ciências Sócio- Económicas | 10º/11º/12º anos • Matemática A | Opções (b) 10º/11º anos • Economia A • Geografia A • História | Opções (c) 12.º ano • Economia C • Geografia C • Sociologia | Opções (d) e (e) 12º ano • Antropologia • Aplicações Informáticas B • Ciência Política • Clássicos da Literatura • Direito • Economia C • Filosofia A • Geografia C • Grego • Língua Estrangeira I, II ou III* • Psicologia | |
Línguas e Humanidades | 10º/11º/12º anos • História A | Opções (b) 10º/11º anos • Geografia A • Latim A • Língua Estrangeira I, II ou III • Literatura Portuguesa • Matemática Aplicada às Ciências Sociais | Opções (c) 12º ano • Filosofia A • Geografia C • Latim B • Língua Estrang. I, II ou III* • Literatura da Língua Portuguesa • Psicologia B • Sociologia | Opções (d) e (e) 12º ano • Antropologia • Aplicações Informáticas B • Ciência Política • Clássicos da Literatura • Direito • Economia C • Grego | |
Artes Visuais | 10º/11º/12º anos • Desenho A | Opções (b) 10º/11º anos • Geometria Descritiva A • Matemática B • História da Cultura e das Artes | Opções (c) 12º ano • Oficina de Artes • Oficina Multimédia B • Materiais e Tecnologias | Opções (d) e (e) 12º ano • Antropologia • Aplicações Informáticas B • Ciência Política • Clássicos da Literatura • Direito • Economia C • Filosofia • Geografia C • Grego • Lingua Estrang. I, II ou III* • Psicologia B | |
12º ano Área de Projecto (f) 10º/11º/12º Educação Moral e Religiosa (g) | |||||
(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta a disponibilidade da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais. (c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c). (e) Oferta dependente do projecto educativo da escola. (f) A área de projecto é assegurada por um professor. (g) Disciplina de frequência facultativa. (*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, no 10º e 11º anos de escolaridade. |
Links
Organização Curricular dos Cursos Científico-Humanísticos
(Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação)
Oferta Formativa dos Cursos Científico-Humanísticos
(Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação)
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