terça-feira, 24 de agosto de 2010

ENSINO NÃO QUALIFICANTE


O QUE É O ENSINO NÃO QUALIFICANTE?

O ensino não qualificante é a via de ensino que está mais dirigido para o prosseguimento de estudos de nível superior, isto é, quando os alunos terminam o 12º ano de escolaridade e se candidatam ao ensino superior de carácter universitário ou politécnico.

Nos cursos que integram este tipo de ensino predomina o ensino de conhecimentos teóricos. São também a alternativa de percurso de ensino após o 9º ano de escolaridade, de carácter mais abstracto.

Os cursos disponíveis, têm a duração de 3 anos, conferem a certificação (um diploma) de conclusão do ensino secundário e funcionam nas escolas públicas do ensino secundário e em estabelecimentos de ensino privados.

Para a conclusão dos Cursos Científico-Humanísticos, os alunos estão sujeitos a uma avaliação sumativa interna atribuída pelos professores das disciplinas e também a uma avaliação sumativa externa, através da realização de exames nacionais, nas disciplinas previstas na lei.


CURSOS CIENTÍFICOS HUMANÍSTICOS

O QUE SÃO?

Os cursos científico-humanísticos estão vocacionados para o prosseguimento de estudos de nível superior, têm a duração de 3 anos lectivos correspondentes aos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

QUEM SÃO OS DESTINATÁRIOS?

Os cursos científico-humanísticos destinam-se aos alunos que, tenham concluído o 9º ano de escolaridade ou equivalente, e pretendam obter uma formação de nível secundário.

QUAL A CERTIFICAÇÃO?

Diploma de conclusão do ensino secundário.

ONDE SÃO MINISTRADOS?

Nas escolas públicas ou particulares com ensino secundário.

QUAIS SÃO OS CURSOS ESPECÍFICOS?

Existem quatro cursos neste tipo de ensino:

• Ciências e Tecnologias;
• Ciências Socioeconómicas;
• Línguas e Humanidades;
• Artes Visuais.

PLANOS DE ESTUDOS DOS QUATRO CURSOS EXISTENTES

FORMAÇÃO GERAL
(comum a todos os cursos)
10º/11º/12º anos Português e Educação Física
10º/11º anos Língua Estrangeira I, II ou III(a) e Filosofia
FORMAÇÃO ESPECÍFICA
(um curso à escolha)
Ciências

 Tecnologias
10º/11º/12º anos
Matemática
A
Opções (b) 10º/11º anos 
Física e Química A 
Biologia e Geologia
Geometria Descritiva A
Opções (c)
12º ano 

Biologia 
Física 
Química
 Geologia
Opções (d) e (e)
12º ano

Antropologia 
Aplicações Informáticas B
Ciência Política
Clássicos da Literatura
Direito
Economia
Filosofia A
Geografia C
Grego
Língua Estrang. I, II ou III* 
Psicologia 
Ciências
Sócio-
Económicas
10º/11º/12º anos 
Matemática A
Opções (b)
10º/11º anos 

Economia A
Geografia A
História 
Opções (c)
12.º ano 

Economia C
Geografia C
Sociologia
Opções (d) e (e)
12º ano 

Antropologia
Aplicações Informáticas B
Ciência Política
Clássicos da Literatura
Direito
Economia C
Filosofia A
Geografia C
Grego Língua Estrangeira I, II ou III* 
Psicologia


Línguas
e
 Humanidades
10º/11º/12º anos 
História A
Opções (b)
10º/11º anos

Geografia A
Latim A
Língua Estrangeira I, II ou III
Literatura Portuguesa
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Opções (c)
12º ano
•  Filosofia A
Geografia C
Latim B
Língua Estrang. I, II ou III*
Literatura da Língua Portuguesa
Psicologia B
Sociologia
Opções (d) e (e)
12º ano

Antropologia
Aplicações Informáticas B
Ciência Política
Clássicos da Literatura
Direito
Economia C
Grego




Artes Visuais10º/11º/12º anos
Desenho A
Opções (b)
10º/11º anos

Geometria Descritiva  A
Matemática B
História da Cultura e das Artes
Opções (c)
12º ano

Oficina de Artes
Oficina Multimédia B
Materiais e Tecnologias
Opções (d) e (e)
12º ano

Antropologia
Aplicações Informáticas B
Ciência Política
Clássicos da Literatura
Direito Economia C
Filosofia
Geografia C
Grego
Lingua Estrang. I, II ou III*
 Psicologia B
12º ano Área de Projecto (f)
10º/11º/12º Educação Moral e Religiosa (g)
(a) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário. No caso de o aluno iniciar uma língua, tomando em conta a disponibilidade da escola, pode cumulativamente dar continuidade à Língua Estrangeira I como disciplina facultativa, com aceitação expressa do acréscimo de carga horária. (b) O aluno escolhe duas disciplinas bienais. (c) (d) O aluno escolhe duas disciplinas anuais, sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções (c). (e) Oferta dependente do projecto educativo da escola. (f) A área de projecto é assegurada por um professor. (g) Disciplina de frequência facultativa. (*) O aluno deve escolher a língua estrangeira estudada na componente de formação geral, no 10º e 11º anos de escolaridade.

Links
Organização Curricular dos Cursos Científico-Humanísticos
(Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação)

Oferta Formativa dos Cursos Científico-Humanísticos
(Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação)

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