terça-feira, 20 de setembro de 2011

EXPLORAÇÃO VOCACIONAL

Explorar é procurar conhecer, isto é, envolver-se activamente na procura de conhecimentos em determinada área e com determinados objectivos. Aqui, trata-se da área vocacional e com objectivos vocacionais.

Fazer exploração vocacional é imprescindível ao desenvolvimento vocacional.

A exploração vocacional envolve três aspectos muito importantes:

  • O conhecimento de si: autoconhecimento;

  • O conhecimento do meio: alternativas de formação escolar e profissional, exigências de cada modalidade de formação, perspectivas de empregabilidade no domínio de formação escolhido, instituições de formação e seus requisitos, custos da formação, recursos e apoios possíveis, etc;

  • O processo de tomada de decisão: a decisão planeada, isto é, baseada nos dados recolhidos, na análise das alternativas e respectivas consequências, na escolha da alternativa mais vantajosa. A não ser assim a decisão será impulsiva, fortuita, ao acaso.

O conhecimento de si próprio - Aptidões

São tendências que o indivíduo possui e que lhe permitem adquirir conhecimentos, habilidades ou destrezas, fazendo para tal, uma aprendizagem adequada.

Para desempenhar uma determinada profissão é necessário ter algumas aptidões que facilitarão um bom desempenho na mesma.

Quando se fala em aptidões as  referidas com mais frequência são: aptidão perceptiva, raciocínio abstracto, raciocínio numérico, raciocínio espacial, raciocínio verbal, raciocínio mecânico, destreza manual, aptidão artística, aptidão musical, aptidão física, aptidão para a liderança, atenção, memória.

As aptidões devem ser desenvolvidas através da aprendizagem e do treino, de modo a tornarem-se verdadeiras capacidades e competências para resolver os problemas que nos surgem. Se eu tiver aptidão para a música, por exemplo, e não a desenvolver, esta não evoluirá de forma  expressiva.

Actividade
1. Faz um balanço das tuas aptidões: elevadas … médias … baixas …

2. Procura relacionar as tuas aptidões e capacidades com cursos e profissões.
    Exemplo: aptidão numérica – cursos e profissões que exigem Matemática.
                  aptidão artística – cursos de artes visuais, de artes decorativas, etc..


O conhecimento de si próprio - Interesses profissionais

São o resultante das tendências, atracções, inclinações, predisposições, conveniências para determinados domínios ou áreas profissionais. Os interesses são mais que gostos.

Podemos gostar de uma profissão mas não sentirmos um verdadeiro interesse profissional por ela.

Os investigadores nesta área dos interesses profissionais enumeram um conjunto bastante alargado dos mesmos: interesses científicos, tecnológicos, matemáticos, burocráticos, serviço social, ensino, negócios, relações sociais, artísticos, literários, musicais, ar livre, manuais. Há uma boa correspondência entre interesses profissionais e aptidões profissionais.

Actividade
1. Faz um balanço dos teus interesses profissionais: atribui os níveis de elevado, médio, baixo a cada um dos tipos de interesses antes apontados.

2. Procura relacionar os teus interesses de nível elevado com áreas profissionais e com profissões. Por exemplo, interesses tecnológicos com profissões como…


O conhecimento de si próprio - Personalidade, modo de ser

Todos nós temos ou desenvolvemos em maior ou menor grau, determinadas características de personalidade que nos podem ser mais ou menos favoráveis em determinadas profissões: introversão, extroversão, dependência, autonomia, timidez, liderança, perseverança, bom humor, actividade, passividade, criatividade, impulsividade, autocontrolo, teimosia, espírito de minúcia, organização.

Actividade
1. Faz uma reflexão sobre as tuas características de personalidade e destaca as que consideras mais relevantes.

2. Procura relacionar o teu modo de ser com áreas profissionais e com profissões. Identifica cinco profissões que possam relacionar-se bem com as tuas características de personalidade.

3. Há coincidência ou compatibilidade entre as profissões identificadas e os teus interesses profissionais?

O conhecimento de si próprio - Valores

Os valores dizem respeito ao conjunto de ideiais de ums cultura a que o indivíduo pertence. Podemos identificar valores políticos,éticos, religiosos, económicos, sociais, familiares, éticos. No quaotidiano poderemos nem pensar neles, contudo sempre que tomamos decisões, estes estão presentes e influenciam-nas.

Quando escolhemos um curso ou uma profissão podem estar em confronto valores sociais e valores económicos ou outros.

Para alguns, os valores económicos (dinheiro, propriedades, negócios) estarão em primeiro lugar, para outras poderão ser os valores sociais (ajudar os outros, trabalhar em causas sociais) ou os valores familiares (constituir uma família, acompanhar os filhos ) ou os valores científicos (estudar, investigar…).

Actividade
1. Faz uma reflexão sobre os seus valores, isto é, sobre aquilo que consideras mais importante na vida.
Exemplos: dinheiro, solidariedade, justiça, liberdade, honestidade, prestígio social, vida familiar, aventura, saber/conhecimento, paz, amizade.

2. Procura relacionar os valores mais importantes para ti com hipóteses de cursos e profissões onde possasperseguir esses valores.

3. Tem em conta que, em qualquer actividade profissional é possível perseguir diferentes valores!




O conhecimento de si próprio - Competências sociais

Saber estar com os outros, saber viver em sociedade, ser capaz de se relacionar com outras pessoas, sentir-se integrado, participar, ouvir, colaborar. É ao nível das competências sociais que a sociedade actual faz mais exigências aos indivíduos para que este se integre e se realize.

Há indivíduos mais vocacionadas para as relações sociais, do que outras, que preferem trabalhar mais isolados (no gabinete, no atelier, no escritório, na oficina).

Estas competências desenvolvem-se e o indíviduo que não o tenha feito, poderá confrontar-se com a dificildade de atingir sucesso, dado que estas são competências importantes, exigidas pela sociedade actual.

Actividade
1. Faz o balanço das tuas competências sociais: em que ambientes, em que situações te sentes melhor e rendes mais – ambientes de elevado, médio ou baixo nível de relacionamento social?

2. Relaciona essas tuas competências sociais com profissões e exigências profissionais.


O conhecimento de si próprio - Motivações

Para além das necessidades básicas vamos encontrando motivos/razões para o nosso trabalho, para o nosso esforço.

As motivações têm a ver com todas as variáveis anteriores mas poderemos dizer que são forças que, no quotidiano motivam e nos levam a acções. Estudamos por exemplo, porque queremos ter bons resultados, porque queremos agradar aos pais, porque queremos saber mais, porque queremos concluir o curso, etc.

Algum destes motivos, ou alguns, ou todos em conjunto, que nos motivam para estudar. Quando não temos motivos dizemos que estamos desmotivados. Por vezes são os primeiros dificuldades ou insucessos que nos enfraquecem a motivação (a vontade). Contudo a desmotivação não é construtiva, não nos leva a lado nenhum!

Actividade
1. Quais são as tuas verdadeiras motivações para estudar? Querer saber mais, querer ter bons resultados, querer fazer um curso, querer agradar aos pais, ter medo dos pais?

2. Relaciona as tuas motivações com as exigências das opções vocacionais. Estudar por medo ou só para agradar aos pais não é uma motivação forte; andar na escola por andar é ausência de motivação; estudar por gosto, com muita vontade revela um elevado nível de motivação.

3. A tua motivação para estudar é elevada, média ou baixa?

4. Sentes-te mais motivado para a investigação ou para a acção? Para trabalho mais teórico ou mais prático?

5. Identifica cinco profissões que se relacionem com as tuas motivações mais elevadas.

6. Tem em conta que, ao longo da vida, poderás fazer várias coisas e a profissão é apenas uma área de realização.

7. As pessoas com elevada motivação para o sucesso são pessoas optimistas, que aceitam novos desafios, que não têm medo de falhar, que confiam nas suas capacidades, que estão dispostas a aprender com os erros, que encaram as dificuldades como oportunidades de aprender. Podes ser uma pessoa deste tipo!

 
O conhecimento de si próprio - Capacidades

O que me sinto capaz de fazer?

De que sou capaz? Até onde poderei chegar?

Estas são questões que podemos fazer a nós mesmos.

Capacidades:  físicas, manuais, cognitivas, linguísticas, artísticas, musicais, técnicas, de organização, de liderança, de relacionamento social, de trabalho.

Os resultados escolares poderão ser bons indicadores das nossas capacidades.
As disciplinas em que ao longo dos anos  obtemos melhores ou piores resultados, em que nos sentimos mais ou menos à vontade e aquelas em que sentimos mais ou menos dificuldades, dão-nos alguma ideia  das nossas capacidades.

Por exemplo: um bom aluno a Matemática,  além da capacidade de atenção e concentração, terá também uma boa capacidade de raciocínio matemático; um bom aluno em Educação Visual poderá estar a demonstrar boas capacidades artísticas e de visualização espacial; um bom aluno em Educação Tecnológica revela e desenvolve capacidades para trabalhar com os vários materiais e equipamentos técnicos.

Contudo, em casa ou noutros locais de trabalho, quando acompanhamos e ajudamos os nossos pais ou outros profissionais também podemos revelar as nossas capacidades.
Nos tempos livres podemos também testar ou revelar as nossas capacidades: para o desporto, para a música, para a dança, para os problemas de ordem técnica, etc.

As capacidades distinguem-se das aptidões dado que estas são apenas um potencial para qualquer coisa, enquanto as capacidades são já realidades.

Actividade
1. Quais as disciplinas em que tens obtido melhores resultados e em que te sentes mais à vontade (sobretudo a partir do 7º ano)?

2. Que outras capacidades tens revelado? Para a música, para o desenho, para o desporto, para a dança, para trabalhos manuais, para o cálculo…

3. Que cursos e profissões estarão associados a essas capacidades?

4. Compara os resultados com as tarefas anteriores, especialmente com aptidões e interesses profissionais. Vê se há coincidências.


O conhecimento do meio

É possível tomar boas decisões vocacionais quando se conhecem as hipóteses de formação, os cursos e as respectivas saídas profissionais.

Se se conhecem os vários cursos, as suas exigências e as perspectivas de saídas profissional, então estamos em melhores condições para que façamos uma escolha acertada.

Ensino Secundário

Existem as seguintes alternativas no Ensino Secundário:
. Ensino Regular 
· Ensino Profissional 
· Ensino Artístico Especializado


Actividade
1. Conheces as várias modalidades do ensino secundário?

2. Qual dessas modalidades te parece mais conveniente e vantajosa? Porquê?

3. Qual o curso do ensino secundário que tencionas escolher? Porquê esse?

4. Confronta a tua opção, se for o caso, com as respostas às várias tarefas anteriores (aptidões, interesses, motivações, capacidades…).

5. Parece-te uma opção fundamentada?

6. Se tens muitas dúvidas podes pedir ajuda de familiares, professores, etc..



Tomada de decisão

Em qualquer momento se pode tomar uma decisão importante, mas há momentos ao longo do percurso escolar, em que o sistema educativo, impõe a tomada de decisões importantes para o futuro: final do ensino básico, final do ensino secundário, final do ensino superior.

No final do ensino básico há que escolher uma modalidade de ensino/formação e um curso específico dentro dessa modalidade.

Examina as várias etapas duma decisão planeada.
Actividade 
1. Estás no 9º ano, já tens ideia da opção que vais fazer no final do ano?

2. Estás bem informado as várias alternativas (cursos) que o sistema de ensino oferece?

3. Refere quais as razões que justificam a tua escolha: Capacidades? Gostos? Características de personalidade? Valores? Influências familiares? Influência de colegas? Outras?

4. Observa e reflecte acerca dos planos curriculares do(s) curso(s) pelo(s) qual(ais) vais decidir (cursos científico-humanísticos, cursos tecnológicos, cursos profissionais, etc.).

5. Estás informado acerca das saídas profissionais da escolha que vais fazer?

6. A escolha que queres fazer prepara-te para o curso ou cursos superiores a que tencionas candidatar-te?

7. Em que escola(s) funcionam esses cursos? Em que escola(s) te conviria mais frequentar o curso que vais escolher?

8. Se tens algumas dúvidas recorre a quem te possa ajudar.

Actividade
1. Sabes que opção que vais fazer? Continuar a estudar? Em que curso? Procurar uma formação profissional mais curta? Procurar trabalho?

2. Quais são as várias alternativas que estás a considerar  e entre as quais estás a decidir?

3. Menciona quatro ou cinco razões que justificam a tua decisão.

4. Se tens algumas dúvidas não percas tempo, e pede opiniões de pessoas da tua confiança e de serviços especializados.

Actividade
1. Já tens ideia de qual vai ser o teu percurso escolar e profissional?

2. As tuas opções têm sido pensadas e planeadas?

3. Qual a tua próxima decisão vocacional importante?

4. Há objectivos imediatos como melhorar resultados escolares, desenvolver determinadas competências, organizar melhor o tempo, objectivos a médio prazo como fazer um curso, fazer um estágio, obter um grau académico, etc. e objectivos a longo prazo como ingressar numa profissão, iniciar uma carreira profissional, etc..

5. Se tens algumas dúvidas deves procurar o apoio de alguém que possa ajudar-te. É natural que tenhas dúvidas.

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